Quando a Cesárea Demora para Cicatrizar

Hoje vamos falar sobre quando a cesárea demora para cicatrizar. Cesáreas já representam mais de 84% dos nascimentos na rede particular e 40% na rede pública no Brasil. Apesar de o procedimento cirúrgico ter se tornado comum, trata-se de uma cirurgia de médio porte. Nela é feita uma incisão transversal do abdômen da gestante de aproximadamente 12 centímetros e sete camadas de pele são cortadas. Por isso, é um pós-operatório que exige muitos cuidados para que a cicatrização interna e externa dos tecidos seja satisfatória.

No artigo de hoje separei, além dos principais cuidados pós cesáreas, algumas das principais dúvidas que rondam o tema.

Principais dúvidas:

Quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro?

Repouso

Sem repouso, não há cicatrização. A minha recomendação é que você fique por, pelos menos, 15 dias repousando. Além do corte, seu útero também estará voltando ao tamanho normal, portanto ocupe-se apenas com o bebê. Após essas duas semanas, já será possível retirar os pontos – caso a cesária tenha sido feita com fio de sutura não absorvível.  

Cuidados com o corte

A limpeza da região do corte é fundamental. Limpe-a apenas com água e sabão e mantenha o local bem seco após a lavagem. Cremes sobre o corte nem pensar e, caso tenha tendência a formação de queloides, fale com seu médico para cuidados adicionais.  

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Após o período de recuperação, você já pode retomar algumas atividades simples como dirigir, por exemplo. Entretanto, pare imediatamente se o abdômen começar a doer. A dor é o sinal vermelho do nosso corpo, serve como alerta de que “você chegou ao limite”. Lembre-se que o seu organismo ainda está se recuperando. Em outras palavras, desacelerar, neste caso, significa evitar a abertura do corte e a formação de hérnias. 

Atividades físicas? Espere

Em um mês você já pode começar a caminhar, mas aconselho que aguarde de dois a três meses para voltar a praticar outros tipos de atividades físicas, como exercícios abdominais. A parte do musculo cortada, demora mais para cicatrizar. Cada mulher se recupera de forma distinta, então, espere o “start” do seu médico.  

Fique de olho no sol

Se você é adepta do sol, melhor dar uma pausa. Tomar sol na região da cicatriz é contraindicado por seis meses. Do contrário, a cicatriz ficará escura.  

Observe possíveis alterações no seu corte

Caso você note que a pele ao redor do seu corte esteja inchada, avermelhada, quente ou eliminando secreções e, ainda, tenha febre e perceba que a dor, ao invés de diminuir, está aumentando, procure o seu médico imediatamente.

cesarea Demora para Cicatrizar

Quanto tempo a cesárea demora para cicatrizar completamente

Como dito acima, a cicatrização de uma cesária ocorre em 15 dias. Entretanto, todo o processo para atingir seu aspecto final, além de sua resistência a trações pode durar de 12 a 18 meses.  

A cicatriz pode inflamar? O que ocasiona essa inflamação? 

Sim, como qualquer outra. Alguns dos principais fatores que podem levar a uma inflamação na cicatriz são o encravamento de pelos pubianos, reação ao fio de sutura e esforços físicos precoces. 

O que é queloide? Quando ela ocorre?

A queliode é uma cicatriz espessa, elevada e de superfície lisa que ocorre na pele. Ela se estende ao corte e forma nódulos na cicatriz. A queloide ocorre em ambos os gêneros, mas nas mulheres a predominância é maior. Além disso, costuma ser mais comum em pessoas negras e de origem oriental.  

O atrito promovido pela roupa pode prejudicar a cicatriz? 

Sim. O atrito da roupa prejudica a cicatriz pela inflamação crônica que causa, conforme a sensibilidade pessoal da pele. O fator inflamatório é agravado por roupas sintéticas, por exemplo de poliéster ou microfibra. Por outro lado, pode ser facilmente prevenido com roupas de algodão ou linho. Vale lembrar que em cicatrizes de cesárea recentes, o uso de calcinhas de algodão é o mais indicado.  

Aqui no site do Mamis na Madrugada ainda temos um post para ajudar a recuperar a sensibilidade pós cesárea e outro com 7 dicas de cuidados para uma boa recuperação da cesárea. Não deixe de ler esses posts também.

Dr. Thomas Moscovitz | CRM 82581 | Ginecologista e Obstetra  

O post Quando a Cesárea Demora para Cicatrizar apareceu primeiro em Mamis na Madrugada.

from Mamis na Madrugada https://ift.tt/38S5Vkq
via Mamis na Madrugada

Publicado por Mamis na Madrugada

O site do Mamis na Madrugada surgiu da necessidade de acharmos em um único lugar conteúdo de qualidade sobre diferentes temas, lembrando que ser mãe é uma das possibilidades de sermos mulheres. Com a união de saberes distintos, a equipe da empresa Mamis, tornou-se referência sobre uma maternidade empoderada, multifacetada e divertida! Do grupo secreto e fechado no Facebook* para o mundo assim surgiu o site “Mamis na Madrugada” cuja vocação é construir pontes entre mães!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora