Como preparar um evento e arrasar?

Às vezes é super fácil pensar em um menu que alegre e atenda a todos. Às vezes, um verdadeiro desafio.

E se for aliar o menu à decoração da mesa? E se há um convidado com alguma alergia? Oh My, parece que deu um nó aqui!

Então como pensar em tudo e atender a todos?

A forma mais fácil (ou menos difícil), de fazer isso é estruturando um cardápio e ir anotando tudo que você tem em casa que combine com as comidas. Uma mesa bonita não precisa ser super cara! Você usa o que tem em casa: de livros a fotos, de flores frescas a flores secas, pratos variados, cores e sobriedade. As regras da mesa existem para alguns tipos de serviços, mas isso não significa que você não pode “brincar” ou inovar na hora de servir.

Bom, agora que você já sabe que pode usar o que quiser na mesa, para enfeitar, para trazer memorias, para encantar pessoas queridas que você for receber, é hora de por a mão na massa e eu vou te ajudar com algumas dicas!

Minha principal dica se você tem muita dificuldade para escolher o menu é: faça um evento com comidas Mediterrâneas! Quando falamos em cardápio mediterrâneo há uma infinidade de pratos que podemos nos debruçar e trazer para a mesa. Fazem parte deste mapa os países: Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Turquia, Egito, Líbia, Tunísia, Algéria, Marrocos e outros. Mas, quando pensamos em comida mediterrânea, o mais comum é pensarmos em comidas ocidentais, tais como Espanha, França, Itália e Grécia (o berço da cultura ocidental).

Quando focamos em um único país ou mesmo uma região de um país, fica ainda mais fácil chegar a um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa), e trazermos elementos para a mesa que remetam a este local.

Vamos pensar em um jantar Grego, louças azuis e brancas (lembrando a arquitetura do local), flores cor de rosa (remetendo ao paisagismo das bougainvilles – nossa primavera), um guardanapo branco preso por um porta-guardanapo de olho grego (para espantar qualquer olho gordo que apareça por aqui), e taças coloridas (que é a alegria do povo grego).

Podemos espalhar azeitonas em pequenos potinhos de louça branca pela mesa, bem como Tzatziki (iogurte, pepino e alho), normalmente servido com o pão pita. Pense em pequenas estações para estes aperitivos.

Para entrada, uma bela salada: Hariatiki salata – tomate, pepino, pimentão, cebola roxa e azeitonas, com muito orégano, queijo feta e azeite.

Para o prato principal podemos considerar: cordeiro ou um belo peixe assado (se tiver como ser na brasa, ainda melhor).

De sobremesa você pode se arriscar para fazer uma bela Baklava (massa filo com recheio de nozes e amêndoas, coberta por mel), ou pode ainda servir uma suculenta pera assada recheada com frutas secas e amêndoas, coberta por iogurte e mel.

Os vinhos gregos mais nobres são os vinhos brancos, que combinam demais com o menu que desenhamos acima. A Grécia tem uma variedade gigantesca de uvas, mas a uva Assyrtiko vem de um terroir especial. Uma região vulcânica, na ilha de Santorini, que, aliás, produz não apenas a Assyrtiko, bem como Vinsantos, que vão muito bem com a sobremesa.

Uma dica preciosa é usar foto à mesa. Quando eu vou receber alguém especial, eu procuro uma foto com esta pessoa, imprimo (não precisa ficar uma foto grande, apenas ¼ de uma folha A4), recorto deixando um espaço para escrever algo – data e local da foto e algo do tipo: é muito bom ter você aqui!

A pessoa, além de um jantar maravilhoso, ainda tem esta recordação para levar para casa. Um carinho que fica para sempre!

Este é um pequeno resumo do que você pode fazer em casa, para ter ideias e se divertir ao receber!

Em tempos tão difíceis é fundamental pensarmos em momentos alegres e nos proporcionarmos tempos de alegria! Se você ainda não está recebendo amigos em casa, faça somente para você e sua família! Crie pequenos momentos, monte a mesa para vocês! Se curta! Curta sua família! Faça almoços com o Scooby Doo, com a Patrulha Canina, com os Detetives do Prédio Azul… não importa o tema! Apenas crie momentos! E seja SEMPRE muito feliz!

É o que eu desejo para você 😉

Um grande beijo,

Chef Gabi JunqueiraCozinheira Internacional | Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

 

O post Como preparar um evento e arrasar? apareceu primeiro em Mamis na Madrugada.

from Mamis na Madrugada https://ift.tt/3v4jVBU
via Mamis na Madrugada

Publicado por Mamis na Madrugada

O site do Mamis na Madrugada surgiu da necessidade de acharmos em um único lugar conteúdo de qualidade sobre diferentes temas, lembrando que ser mãe é uma das possibilidades de sermos mulheres. Com a união de saberes distintos, a equipe da empresa Mamis, tornou-se referência sobre uma maternidade empoderada, multifacetada e divertida! Do grupo secreto e fechado no Facebook* para o mundo assim surgiu o site “Mamis na Madrugada” cuja vocação é construir pontes entre mães!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: